Nome: Metal Gear Solid HD Collection
Gênero: Ação
Distribuidora: Konami
Plataformas: PS3 e Xbox 360
Uma das séries mais revolucionárias do mundo dos games volta em alta definição para os consoles da nova geração. Metal Gear Solid HD Collection leva os títulos do PS2 e do PSP para o Xbox 360 e PS3. Confira como ficou a conversão.
Metal Gear Solid 2
Quando o PS2 foi lançado, repleto de jogos com gráficos de cair o queixo, nenhum causou tanto impacto quanto Metal Gear Solid 2. O jogo era muito mais do que um simples título bem desenhado, era um verdadeira clássico, composto de um enredo digno de um filme e uma jogabilidade, que misturava ação e muita espionagem.
Na nova versão, o jogo não causa tanto impacto em relação aos gráficos. Isso deve-se ao fato de que, mesmo tendo sido lançado em uma geração passada, os gráficos de MGS2 ainda rendem elogios. O game apenas passou pelo já conhecido processo de remasterização, que consiste em clarear e realçar os jogos para que possam se adequar as tecnologias das televisões de alta definição.
A jogabilidade deixa um pouco a desejar. Mesmo sendo praticamente a mesma da versão original, é possível notar uma sensibilidade desconfortável na hora de movimentar Snake pela cenários. A situação complica mais nos momentos em que é preciso se esconder e utilizar sua ações furtivas. Um movimento mais brusco e toda a missão pode ser comprometida.
No final das contas, o título agrada muito aos jogadores saudosistas e é e um convite aos novatos que não puderam conferir este clássico na geração passada de consoles.
Metal Gear Solid 3
Depois do sucesso de MGS2, a Konami apostou em uma mudança radical no roteiro e na ambientação da franquia. Além de voltar no tempo, onde Snake se aventura ainda novo em uma jornada na década de 60, os cenários desenvolvidos estrategicamente para as ações furtivas, dão lugar a florestas e pântanos que necessitam mais de ação e confronto do que movimentos sorrateiros.
O jogo dividiu opiniões da crítica e dos jogadores. Enquanto alguns elogiavam a versatilidade da série, outros reclamavam das mudanças drásticas, que pouco lembram os outros títulos. Essas opiniões divididas só se uniam na hora de criticar o fato do game não rodar a 60 frames por segundo.
Na versão HD, contudo, esse problema foi resolvido. Para a felicidade de todos, MGS3 HD roda a 60 quadros por segundo, sem qualquer queda de frames ou coisa parecida. Os cenários também estão mais detalhados do que o título anterior, com destaque para os efeitos de sombra e luz.
A jogabildiade também sofre com a sensibilidade do Dual Shock 3. Entretanto, como foi dito mais acima, por se tratar de uma game que preza mais pela ação do que pelos movimentos calculados, esse problema não é tão grave quanto em MGS2.
De quebra, os fãs da série ainda podem conferir os dois primeiros títulos da franquia, lançados para o extinto NES 8 bits, que vem com o MGS3 HD. Entretanto, esses, obviamente, não estão em HD, e sim nos gráficos originais.
Metal Gear Solid: Peace Walker
Adaptar um jogo do PS2 para o PS3 pode ser considerada uma tarefa fácil para os estúdios. Mas levar um título de um portátil para um console de alta definição, não é nada simples. Entretanto, a Konami executou um excelente trabalho e conseguiu desenvolver uma das melhores conversões entre portátil e “console de mesa”.
Os gráficos de MGSPW receberam uma boa “recauchutada” e conseguem rodar em alta definição sem causar um impacto negativo aos olhos mais exigentes. O efeito de sombra e luz pode não ser o mesmo dos outros títulos, mas ainda sim impressiona e não deixa a desejar.
Se em MSG 2 e 3 a jogabilidade foi o ponto negativo, desta vez ela é o grande ápice da versão. O trabalho da Konami em adaptar os comandos da versão PSP para PS3 foi feita de uma forma incrível, dando funcionalidades a todos os botões do controle Dual Shock 3.
Para completar o pacote, a Konami ainda criou um sistema que integra as duas plataformas e permite que os seus dados salvos no PSP sejam importados para sua jogada no PS3.
Conclusão
Metal Gearl Solid HD Collection é a melhor coletânea em alta definição produzida até hoje. Além de realçar os gráficos que já encantavam no PS2, a Konami surpreendeu a todos ao dar uma nova vida ao titulo de PSP, convertido para os consoles da atual geração. Certamente um título para figurar a lista de jogos obrigatórios para qualquer gamer.




Nenhum comentário:
Postar um comentário